terça-feira, 19 de maio de 2020

Aprendendo sobre Didática Inclusiva


Sabe-se que a Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino em seu conjunto, para criar as condições e modos de garantir aos alunos, uma aprendizagem significativa. Didática é a prática docente propriamente dita. É considerada ampla, indispensável na aplicabilidade dos conteúdos, flexível tendo em vista cada turma e cada indivíduo.
A educação inclusiva é um conceito muito contemporâneo que tem em vista uma educação para todos, sem nenhum tipo de exclusão. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e valorização de diferenças. 
A didática inclusiva é fundamental dentro de uma sala de aula pois possibilita que todos os alunos tenham condições de aprender e acesso ao conhecimento. Ela não apenas vai alcançar aqueles alunos que possuam algum tipo de deficiência física ou mental, mas acolhe todas as diferenças levando em consideração cada indivíduo.
 A didática inclusiva beneficia todos os alunos dentro da sala de aula, pois visa uma educação que motive a superação de dificuldades. Pode-se dizer então, que a avaliação na educação inclusiva é importante pois não tem caráter somativo, ou seja,  não baseia-se nas notas obtidas pelo aluno. 

                                                                          

REFERÊNCIAS:

ALVES, Daiane; CUTOLO, Ângela. A importância da didática no processo de inclusão das escolas públicas. Revista FAROL – Rolim de Moura – RO, v. 6, n. 6, p. 28-28, jan./2018.  Disponível em: <http://www.revistafarol.com.br/index.php/farol/article/view/90/106> Acesso em: 18 maio. 2020.


 BREVILHERI, Iraci De Oliveira Carvalho. Uma didática inclusiva: alternativas diversificadas de apoio à aprendizagem do aluno da Sala de Recursos. 2008. Disponível em:

OLIVEIRA, Donieli Cruz. A importância da Didática no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 06, Vol. 04, pp. 140-157, Junho de 2018.
Disponível em: 













4 comentários:

Renata Cenedesi disse...

ok, Giovana!

Júlia Ogrizio Silva disse...

Qual seria a sua didática para ser trabalhada com alunos deficientes intelectuais? incluindo: recursos e métodos que você utilizaria para incluir esse aluno com os demais.

Giovana Teixeira disse...

Ok, Júlia. Muito boa sua pergunta
O que sabe-se é que deficientes intelectuais possuem uma abstração maior. Primeiro eu conheceria meu aluno, saberia aquilo que mais lhe agrada e usaria disso para preparar uma aula interessante, de forma a atrair a atenção dele. Depois, usaria objetos concretos, pois o lúdico é um fator que auxilia muito na educação, seja ela inclusiva ou não.

Espero ter respondido sua dúvida :)

JOSE VICTOR ZILLI disse...

O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos.
As práticas educacionais desenvolvidas nesse período e que promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva e múltipla), com transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades, revelam a mudança de paradigma incorporada pelas equipes pedagógicas. Essas ações evidenciam os esforços dos educadores em ensinar a turma toda e representam um conjunto valioso de experiências.
https://novaescola.org.br/conteudo/588/educacao-inclusiva-desafios-da-formacao-e-da-atuacao-em-sala-de-aula?gclid=Cj0KCQjwoaz3BRDnARIsAF1RfLfPxwnEqUVQlKXylu2UoFP6Ne9c_KzdrHdmvsEPHsf5r5qwU8VXn3IaAj-aEALw_wcB

Postar um comentário