Ensinar não é uma tarefa fácil! Para que o ensino seja adquirido da melhor forma pelos educandos, deve-se adaptar a forma como ensinar levando em consideração a individualidade e particularidade de cada aluno. Para que todos sejam atendidos, deve-se sempre recorrer a uma didática inclusiva que sanará com as dificuldades de todos.
Outro aspecto que deve ser trabalhado é o lúdico que possibilita à criança desenvolver sua consciência corporal, a área intelectual e afetiva também.
Exemplo de recurso didático:
Alfabeto em Braille com materiais recicláveis: É um recurso utilizado no ensino do alfabeto, que além das letras normais, possui também as letras no sistema Braille, assim, permite que os alunos com deficiência visual aprendam através do toque. Esse recurso em questão, é bem abrangente, pois ensina aos deficientes visuais através do toque e também aos alunos que não possuem deficiência. Observe a imagem:
Vale ressaltar que a expressão "deficiência visual" se refere ao espectro que vai da cegueira até a visão subnormal (baixa visão).
REFERÊNCIAS:
BERNARDES, Adriana Oliveira. Tecnologias para o ensino de deficientes visuais. Disponível em:
<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0265.html> Acesso em: 25 de Maio de 2020.
3 comentários:
O recurso atende além dos deficientes visuais? Ressalte isso, pois a inclusão é para todos, certo?
Boa tarde!
Muito relevante sua postagem. Gostaria de saber o quanto importante é a utilização dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem na educação inclusiva?
Boa noite, Diva.
Os recursos didáticos auxiliam o aluno na fixação da aprendizagem, pois quando são adaptados à sua realidade tornam a aula menos cansativa, e mais motivada e consequentemente mais produtiva, o aluno passa a ser o protagonista da aprendizagem e não apenas um receptor passivo.
Espero ter respondido sua dúvida :)
Postar um comentário