A música faz parte do dia-a-dia do ser humano. É também utilizada na inclusão. Hoje neste texto, não falamos apenas da inclusão daqueles que possuem alguma deficiência física, mental, auditiva, ou qualquer outra deficiência. Inclusão é um termo abrangente, que visa unir toda a sociedade, de modo que, tratemos uns aos outros com amor fraterno.
"Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais"
"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros." Foi o que escreveu George Crowell em seu livro: A Revolução dos Bichos. Escrito em plena Segunda Guerra Mundial, criticava a ditadura stalinista.
Anos depois, em 1992, a mesma frase serviu de inspiração para Humberto Gessinger, vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, que compôs a música "Ninguém=Ninguém". Essa música ressalta como somos todos diferentes na cor da pele, dos olhos, no formato do corpo, ou na altura. Entretanto somos iguais! Sim, somos iguais perante a lei. Portanto o respeito, a fraternidade, igualdade, equidade, devem estar presentes não só nosso vocabulário, mas principalmente em nossas atitudes.Uma música de 28 anos atrás que se faz tão presente nos dias atuais.
Ouça. Reflita.
2 comentários:
Justifique seu texto na formatação e destaque um trechinho da música que provoca ao tema.
Olá!
Nunca havia ouvido essa musica. Adorei.
Ela ótima para a conscientização de que somos todos iguais. Com certeza trabalharei essa musica com meus futuros alunos.
Excelente post.
Postar um comentário